No combate às mudanças climáticas globais, o INPI apresenta uma contribuição importante: o projeto das patentes verdes, que acelera a análise de pedidos relacionados às tecnologias limpas. Este será um dos focos principais da participação do Instituto durante a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro. Veja como foi a participação do INPI na Rio-92.
O projeto das patentes verdes atenderá a dois objetivos: identificar as tecnologias verdes e estimular o licenciamento destas, levando a inovação para quem precisa dela. Do dia 17 de abril até a primeira semana de junho, já foram feitos 27 pedidos de inclusão no projeto.
Apresentar o projeto das patentes verdes e seus resultados: este será o objetivo da palestra, a ser realizada pela pesquisadora Patrícia Reis, no dia 19 de junho, às 11h, durante a exposição Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela FINEP, no Pier Mauá.
A pesquisadora também falará sobre as patentes verdes, e sobre a proteção das criações em geral, em palestra promovida numa parceria com a Apex-Brasil, no dia 18, à tarde, no Pavilhão Brasil, localizado no Parque dos Atletas.
Além disso, o presidente do INPI, Jorge Avila, participará do evento Green Innovation and Technologies: practical solutions, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). no dia 13 de junho, às 17h30, no Riocentro.
Especialistas do INPI também vão participar de uma visita ao estande da Panasonic, no Parque dos Atletas, e de três eventos que ocorrem paralelamente à Rio+20:
- Painéis do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), no BNDES, de 11 a 15 de junho;
- Seminário Humanidade 2012, da Firjan, no Forte de Copacabana, de 11 a 22 de junho;
- Encontro da Indústria para a Sustentabilidade, no Hotel Sofitel, em Copacanaba, no dia 14 de junho.
- Climate Change and Sustainability Day, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Windsor Hotel Barra, em 20 de junho.
Fonte: INPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário