terça-feira, 12 de junho de 2012

Estudo analisa pedidos de patentes relacionados à conversão de energia

Partilhar

Com o objetivo de monitorar o desenvolvimento tecnológico em áreas estratégicas, o INPI está divulgando, a partir do dia 8 de junho de 2012, um novo estudo, cujo tema é: Pedidos de Patentes de Tecnologias de Conversão e Armazenamento Eletroquímico de Energia Usando Nanotecnologia. O trabalho foi feito pelos pesquisadores Jeziel Nunes e Sabrina Santos Gandara.

A evolução dos depósitos no mundo mostra um crescimento na busca pela proteção, refletindo os avanços nas pesquisas para otimizar os sistemas para conversão e armazenamento eletroquímico de energia utilizando as tecnologias em escala nano. Grande parte destas pesquisas estão voltadas para as células a combustível, seguidas pelas baterias secundárias (acumuladores) e pelos supercapacitores.

No Brasil, as células a combustível são as tecnologias que mais desenvolvidas. Porém, os residentes no Brasil são responsáveis por apenas 0,4% dos depósitos de patentes efetuados no mundo. Entre os nacionais, se destacam a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Universidade de São Carlos.

Quer maiores informações sobre este estudo? Envie e-mail para secretaria.sc@dmark.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário