quinta-feira, 14 de junho de 2012

Conferência debate inserção da inovação nos negócios

Partilhar

Diretor-técnico do Sebrae defende a desmistificação do assunto para o desenvolvimento da competitividade 

É preciso desmitificar o conceito de inovação e trazê-lo para o cotidiano das micro e pequenas empresas. A afirmação foi feita pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, na abertura da XII Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), nessa segunda-feira (11). O evento da Anpei, que é parceira do Sebrae, seguiu até quarta-feira (13). 

Durante o evento, o diretor-técnico ressaltou o papel da instituição, que há 40 anos desenvolve estratégias, metodologias e instrumentos voltados à gestão dos pequenos negócios. Todavia, apontou a necessidade de dar ainda mais atenção à inovação, educação e ciência. "Em função das oportunidades que a conjuntura econômica oferece, os debates e ações devem estar centradas nesses conceitos. Precisamos de uma agenda que auxilie o pequeno negócio a melhorar a qualidade e aumentar o nível de produtividade, para avançar", completou. 

A XII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica contou com a presença do vice-presidente da entidade, Guilherme Marco de Lima; do governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo; do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix; e do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Rodrigues Elias, que representou o ministro Marco Antonio Raupp. 

O Sebrae realizou, antes da abertura oficial do evento, o workshop "Inovar agora: competição global e sobrevivência local ". Cerca de 500 participantes, entre eles donos de pequenos negócios, novos empreendedores, estudantes, pesquisadores e especialistas vindos de todo o país, conheceram casos bem-sucedidos de empresas que inovaram com o auxílio das estratégias oferecidas pela instituição, como o programa Sebraetec, Agentes Locais de Inovação, incubadoras de empresas e consultoria tecnológica. 

Carlos Alberto dos Santos ministrou a palestra "A urgência da inovação nas MPE", inserida na programação do workshop. Ele destacou a importância de associar o processo de inovação às necessidades dos consumidores. "Inovar é fazer diferente para fazer melhor, aumentar o faturamento e ganhar espaço no mercado, sendo que as mudanças devem estar subordinadas ao objetivo", destacou. 

Para o vice-presidente da Anpei e coordenador geral da conferência, "inovação é resultado de um esforço conjunto do governo, das instituições de ciência e tecnologia e das empresas, e deve fazer parte do dia a dia dos negócios". Apesar da quantidade de instrumentos de apoio existentes hoje e do marco legal, Guilherme Marco de Lima acredita que o esforço ainda não seja suficiente para alcançar o patamar de inovação almejado.

Fonte: SEBRAE-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário