A Google comprou mais de 200 patentes da IBM. Agora, a gigante de buscas on-line passa a ter cerca de 2,2 mil registros de propriedade intelectual adquiridos da veterana companhia de computação corporativa. O negócio, originalmente divulgado pelo blog SEO by the Sea foi confirmado por um porta-voz da Google, que não quis comentar o motivo dessas aquisições em particular e como elas podem beneficiar os produtos da companhia e seus usuários.
O conjunto de patentes da IBM comprado pela Google, em 30 de dezembro de 2011, inclui 222 patentes e abrange uma variedade de tecnologias, como gestão de e-mail, backup de servidores, ajustes e recuperação de dispositivos, e-commerce, publicidade, apresentação de sites móveis, mensagens instantâneas, calendário e ajuste de banco de dados. A Google adquiriu cerca de mil patentes da IBM, em julho do ano passado, e aproximadamente outras mil, em setembro.
No passado, executivos da Google admitiram que as patentes foram compradas para ajudar a empresa a evitar ações judiciais de propriedade intelectual e que, quando há um processo por causa da violação de uma delas, ter adquirido a patente em questão aumenta a capacidade de a companhia se defender.
É difícil determinar quais patentes representam uma tecnologia que a Google planeja desenvolver e quais são destinadas à proteção contra processos, afirma o analista da consultoria IDC William Stofega. No entanto, considerando a grande quantidade de ações judiciais relacionadas à tecnologia IP (Internet Protocol) em dispositivos móveis, ele afirma que o foco da ação deve ser enfrentar esse tipo de processo.
"A Google tem se dado muito bem com o que fez até agora, mas seu portfólio de patentes não é tão rico quanto o dos outros, especialmente no mercado de dispositivos móveis", afirmou o analista. "Se você vai ser um competidor nesse setor, precisa ter certeza de que suas patentes estão em dia para que a sua propriedade intelectual esteja resguardada."
Grande parte da motivação da Google para comprar a Motorola Mobility foi o portfólio de mais de 24 mil patentes. Esse acordo de 12,5 bilhões de dólares deve ser concluído no início deste ano, depois que as empresas conseguirem todas as aprovações necessárias
Fonte: Portal UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário