segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Número de pedidos de patentes por microempresas cresce 44% em 4 anos

Partilhar
O número de pedidos de microempresas no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) aumentou 44% entre 2006 e 2010. De acordo com dados da Agência Sebrae, os pedidos passaram de 199 para 288. A coordenadora-geral da Ação Regional do Instituto, Rita Machado, explica que aqueda nas tarifas contribuem para este resultado. O INPI prevê descontos de até 60% nas tarifas para micro e pequenas empresas e trabalha para facilitar o acesso ao sistema.

Incentivo à inovação
"O número de patentes também pode ser explicado pelas políticas e pelos instrumentos implementados pelo governo e pelo setor privado, incentivando a inovação", diz Hulda Giesbrecht, analista técnica de Acesso à Inovação e Tecnologia do SEBRAE. A Lei da Inovação e a parceria do SEBRAE com a Finep também ajudam.

Patentes em 2010
Em relação ao número total de patentes registradas no ano passado, o INPI estima em 30 mil, considerando que todos os grupos que fazem depósito de patente (micro e pequena empresa, instituições de ensino e pesquisa, pessoa física e jurídica, associações sem fins lucrativos, cooperativas, órgãos públicos e empreendedores individuais.

Fonte: INPI



Nenhum comentário:

Postar um comentário