terça-feira, 11 de outubro de 2011

Matéria no jornal Diário de Notícias aborda importância do registro de marca e patente

Partilhar


Confira na íntegra matéria publicada na edição desta terça-feira do Diário de Notícias:


Registro de marcas, patentes e direitos autorais é um escudo para as empresas brasileiras. Em Criciúma, esse serviço, ainda pouco conhecido pela maioria dos empresários, é oferecido pela D'Mark, empresa com 25 anos de atuação nesse segmento em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. 
Quem explica melhor é a gerente regional de Santa Catarina da D'Mark, Júlia Thaiz, que esteve ontem na Redação do Diário de Notícias para falar sobre o serviço. "Registrando uma marca, por exemplo, você é realmente o dono de uma marca", explica. Não adianta apenas o registro na Junta Comercial. "Se você tem uma marca e outra empresa tem a mesma marca, registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em qualquer local do país, ela pode contestar sua empresa e fazer com que você deixe de usar a marca. Você acaba perdendo o bem mais precioso que é a sua marca", explica.
Além do registro, a D'Mark trabalha com toda assessoria jurídica para garantir que não sejam registradas marcas e patentes iguais a da empresa assessorada. "Muita gente confunde marca e patente. Vou patentear minha marca, por exemplo, é um equívoco. Marca é o nome do produto ou serviço. Patente é o registro de propriedade intelectual como novos produtos, sistemas e processos produtivos", explica Júlia.
A D'Mark atua há 9 anos em Criciúma com equipe formada por agentes da propriedade industrial, assessoria jurídica, economistas, redatores de patentes, entre outros profissionais. Entre os clientes estão Domínio Sistemas, Betha Sistemas, Giassi Supermercados, Lança Perfume além de várias cooperativas.
A empresa se localiza no centro comercial da cidade, Rua João Pessoa, sala 704, Edifício Uno. Em Porto Alegre, foi constituída em junho de 1986 por profissionais com mais de 40 anos de capacitação nos assuntos atinentes a matéria de propriedade intelectual.
Em agosto de 2003, inaugurou sua primeira filial em Criciúma para estar mais próxima dos clientes. "A meta de nossa organização é a disseminação correta e adequada dos conhecimentos da matéria, bem como no assessoramento contínuo, através de estreito relacionamento às empresas que compõem a clientela", frisa o presidente Jorge Monteiro.
Além de registros, a empresa oferece serviços como registro de softwares, monitoramento tecnológico ou da concorrência, pesquisa tecnológica para elaboração de produto, avaliação econômica de marcas e proteção de marcas na internet.

Matéria escrita por Giuliano de Luca

Nenhum comentário:

Postar um comentário