O livro A Bíblia da Inovação, lançado em 2011, escrito por Philip Kotler, é realmente uma bíblia para aqueles que desejam entender melhor do assunto.
Os executivos dizem que a inovação é algo muito importante, mas a abordagem de suas empresas em relação a isso, é, em muitos casos, informal, e, os líderes carecem de confiança em suas decisões de inovação. (McKinsey 2007).
Segundo Kotler, está acontecendo com a inovação o que aconteceu com o marketing há algumas décadas atrás. Poucos profissionais estão preparados para a inovar e para a utilização de técnicas e metodologias de inovação. A inovação ainda é tratada como sinônimo de inovação tecnológica, o que é um grande engano e uma visão muito limitada. Quando uma empresa limita a sua abordagem ao departamento de P&D, ela perde o potencial criativo dos profissionais que trabalham em outros departamentos.
Hoje a inovação, como ramo do gerenciamento, está subdesenvolvida.
Para facilitar a compreensão sobre a dificuldade das empresas em inovar, ele cita os 7 problemas mais comuns, barreiras e restrições à inovação.
O que a inovação realmente significa.
Atribuição imprecisa de responsabilidade. Quem é o responsável pela inovação?
Confundir inovação com criatividade.
Falta de arcabouço. É muito difícil pensar em como fazer as coisas de maneira diferente enquanto elas realmente estão sendo feitas.
Falta de controle.
Falta de coordenação.
Falta de foco no cliente. Qual é a diferença entre uma idéia e uma inovação? Resposta: a inovação oferece mais valor para o cliente. Ponto chave: atualmente é difícil inovar se não prestarmos atenção ao consumidor final.
E como uma resposta a esses problemas, os autores conceberam o modelo A-F para servir como um sistema de orientação ao pensamento referente à inovação, tanto quanto os 4Ps ajudaram os profissionais de marketing a organizar as suas atividades e teorias.
Inovação é possível, sim, para as médias e pequenas empresas. É fundamental para a sobrevivência dos negócios e dos profissionais nesse mundo interconectado, onde os consumidores e clientes tem vez e voz.
Mesmo que a sua, como a grande maioria das empresas no Brasil, não tenha departamento de P&D, acredite é possível inovar, introduzir uma cultura de inovação.
Temos que sair do pensamento de que inovar é para os grandes e abraçar as técnicas e metodologias disponíveis e acessíveis para inovar em modelos de negócios, em gestão, novos produtos, processos, serviços e etc.
Artigo escrito por Fernanda Bornhausen Sá - Portal Acontecendo Aqui
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