Para entrar e permanecer no mercado, é preciso ter ousadia. O conselho é da designer catarinense Ruth Fingerhut, e foi dado durante a palestra “A interface do designer com o mercado” para alunos da primeira turma do curso de Design da Unesc.
Segundo Ruth, o mercado de trabalho para o designer é diversificado, e este profissional é o que irá fazer o link entre o mercado consumidor e a empresa. “O designer estuda o mercado e leva as informações para a empresa, que por sua vez, faz o produto baseado no perfil do seu consumidor”, ressaltou Ruth. “O designer vai buscar o resultado. Ele tem que dar retorno para a empresa”, complementou.
Neste caminho, pesquisar é um dos verbos que devem ser mais utilizados pelos profissionais. Ruth usou como exemplo a classe C. Segundo ela, com o aumento do poder de compra desta camada da população que até então não tinha acesso a parte dos bens de consumo, muitas marcas estão modificando desde produtos até layouts das lojas, para atrair estes novos consumidores. “Temos que saber o que as pessoas estão procurando. E por isso, temos que ficar atentos a tudo: olhar vitrines, desfiles, ver catálogos de lojas de vários segmentos, ler revistas. Não podemos ter preconceito. Temos que estar preparados”, enfatizou.
Formação da palestrante
A designer está há mais de 30 anos no mercado, desenvolvendo trabalhos relacionados à pesquisa de tendências e desenvolvimento de produtos tanto no segmento de moda quanto de arquitetura e construção. Seu marco inicial foi na área têxtil, em 1971, onde adquiriu grande parte de sua experiência, principalmente por sempre estar envolvida no circuito Brasil-Paris-Nova Iorque-Milão. Trabalhou apenas com a moda até 1992, quando incorporou a seu currículo arquitetura e construção.
Concurso Abrinq
O coordenador do curso de Design, João Luis Rieth, contou que cada semestre um tema é elencado, e em cima dele, os alunos desenvolvem projetos. O deste semestre é brinquedo. Ao final da palestra de hoje, a professora do curso de Educação Física, Bárbara Regina Alvarez, conversou com os estudantes sobre Ergonomia. “As orientações repassadas irão auxiliar os estudantes na elaboração dos projetos, que serão inscritos no concurso da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos)”, comentou.
Fonte: Imprensa Unesc
Nenhum comentário:
Postar um comentário