Criado numa parceria da Diretoria de Marcas e a Academia do INPI, o Laboratório de Estudos sobre Marcas (LEMA) foi lançado nesta quinta (15 de março), com palestra do presidente Jorge Ávila sobre internacionalização de marcas. Segundo Ávila, o Brasil ainda tem muito a fazer para aumentar a quantidade de marcas brasileiras no exterior.
Segundo Vinicius Câmara, o objetivo é pautar discussões que ainda não feitas de forma sistemática. "Embora o LEMA comece restrito aos servidores, colaboradores e alunos do INPI, a ideia a médio prazo é abrir os debates sobre marcas para a comunidade acadêmica como um todo", afirma.
"O laboratório terá reuniões periódicas, com discussões e palestras. Ele já está cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como grupo de pesquisa no Brasil.
Em sua palestra, Ávila afirmou que a internacionalização das marcas poderá ser tema permanente do LEMA. "O Sistema de Cooperação Regional em Propriedade Industrial na America do Sul, o Prosur, grupo da qual participam nove países da região, tem discutido possíveis integrações nas áreas de marcas e patentes", revela Ávila.
Fonte: INPI
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